quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

A música na sala de aula

20/08/2008

••·.·´¯`Projeto: Música na Sala de Aula´¯`·.·••

Apresentação
Este trabalho faz parte do Curso Capacitação para atuar em Laboratório de informática Educativa. Se constitui numa reflexão sobre a utilização da música na sala de aula como recurso pedagógico. Propusemos-nos fazer uma breve coletânea de música para serem utilizadas nos diferentes componentes curriculares. Realizamos pesquisas sobre a fundamentação teórica na aplicação deste recurso. Vale lembrar que durante o curso, garimpos na Internet as diferentes formas de utilização da música na sala de aula de forma pedagógica. 
Tema
Música na Sala de Aula

Problema da Pesquisa
Como utilizar a música de forma pedagógica em sala de aula?

Justificativa

A música é muito importante na vida das crianças pois as mesmas já nascem em ambientes musicais diversos. Trabalhar música na escola é continuar o universo que a criança já traz consigo.
“ Recomenda-se às crianças em idades iniciais do desenvolvimento cerebral (0 a 6 anos) ouvir músicas eruditas, a exemplo das "clássicas", por serem ricas em expressões sonoras propícias ao desenvolvimento da acuidade cerebral auditiva, característica esta que é de grande importância para a aprendizagem de idiomas”.
Professor Reginaldo Elias Ferreira
A música desenvolve na criança a identificação do som e suas variantes o ritmo e a linguagem. Através da música, acontece o desenvolvimento do raciocínio, da sensibilidade rítmica e auditiva do aluno, tornando-o mais receptivo a outras áreas do saber e mais sociável na interação com o ser humano.
" A música, arte de combinar os sons, é uma excelente fonte de trabalho escolar porque, além de ser utilizada como terapia psíquica para o desenvolvimento cognitivo, é uma forma de transmitir idéias e informações, faz parte da comunicação social”.
Professor Reginaldo Elias Ferreira

Objetivo Geral
- Criar um espaço para discussão sobre a utilização da música na sala de aula como recurso pedagógico.
Objetivos Específicos
- Organizar uma coletânea de música para serem utilizadas em sala de aula de forma pedagógica.
- Disponibilizar exemplos práticos, que sirvam como um guia para atividades com música desenvolvidas em todas as disciplinas.
- Apresentar sugestões que envolvam os gêneros musicais
- Trazer argumentação teórica para professores que desejem trabalhar a criatividade e o prazer musical para a sala de aula, ampliando o horizonte de seus alunos e garantindo um aprendizado mais criativo e prazeroso.
- Mostrar que a música possibilita a construção do conhecimento de forma divertida e lúdica.
- Apresentar trabalhos já desenvolvido mostrando a possibilidade de promover a interdisciplinaridade;- Perceber que através da música o aluno pode expressar sensações, sentimentos e pensamentos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário